CONBCON2019

Congresso Online Brasileiro de Contabilidade

Conbcon Acadêmico 2019

Trabalho Aprovado - Conbcon Acadêmico 2019

CONTABILIDADE FORENSE ? UMA RELEVANTE, ABRANGENTE E APLICÁVEL ABORDAGEM

  • Lucas Aquino Oliveira

Resumo: Estatísticas revelam a existência de casos de fraudes nas mais variadas organizações ao longo dos anos. Devido a tal fato, mostra-se oportuna a busca de ferramentas de combate a tais inconsistências gestoriais. Portanto, as ponderações deste trabalho tratam acerca do estudo em torno da Contabilidade Forense, tendo em vista sua vasta atuação, com o foco de investigação de fraudes em seus mais variados gêneros. O aprofundamento nos estudos sobre a temática mostrou que esse ramo da Contabilidade é incomum no Brasil, porém, em outros países, é muito utilizado. Isto posto, propôs-se como metodologia a realização de uma pesquisa exploratória e bibliográfica sobre o tema, aliada a um levantamento de campo, sendo a finalidade deste expor o atual cenário referente ao ensino da Contabilidade Forense nas Instituições de Ensino Superior (IESs) brasileiras através de dados demonstrados por gráficos. Para tanto, selecionou-se 150 IESs brasileiras, inseridas no Ranking Universitário Folha ? RUF de 2016, haja vista o prestígio reconhecido nacionalmente desse sistema de avaliação. Os resultados apurados revelam a ausência da abordagem da Contabilidade Forense como disciplina específica nas matrizes curriculares das IESs participantes do aludido levantamento, embora algumas afirmem a existência da abordagem de seu conteúdo em disciplinas correlatas em seus planos de ensino.

MAIS INFORMAÇÕES

  • Área

    Auditoria, Perícia e Normas Contábeis e Contabilidade Internacional.

  • Idioma do Artigo

    Português

  • Nº de Páginas

    26 páginas

  • Palavras Chave

    Contabilidade Forense,Fraude,Instituições de Ensino Superior

  • Título Alternativo

    FORENSIC ACCOUNTING ? A RELEVANT, COMPREHENSIVE AND APPLICABLE APPROACH

  • Resumo Alternativo

    Statistics reveal the existence of cases of fraud in the most varied organizations over the years. Due to this fact, the search for tools to combat such managerial inconsistencies is timely. Therefore, the considerations of this work deal with the study around Forensic Accounting, due to its vast performance, with the focus of investigating fraud in its most varied genres. The deepening of the studies on the subject has shown that this branch of Accounting is uncommon in Brazil, but in other countries it is widely used. Therefore, it was proposed as methodology an exploratory and bibliographic research on the subject, together with a field survey, the purpose of which is to present the current scenario regarding the teaching of Forensic Accounting in the Brazilian Higher Education Institutions (HEIs) through data demonstrated by graphs. For that, 150 Brazilian HEIs were ed, ed in the Ranking of the Universities of Brazil ? RUF of 2016, given the nationally recognized prestige of this evaluation system. The results show the absence of the Forensic Accounting approach as a specific discipline in the curricular matrices of the HEIs participating in the aforementioned survey, although some affirm the existence of the approach of its content in in related disciplines in its teaching plans.

  • Palavras Chave

    Forensic Accounting,Fraud,Higher Education Institutions

  • Autor

    Lucas Aquino Oliveira
    [email protected]
    Especialista