Atualmente, um dos principais diferenciais que as empresas podem oferecer aos seus clientes são as opções para pagamento. Entre as modalidades preferidas dos consumidores brasileiros estão, sem dúvidas, os conhecidos boletos de cobrança.

Eles oferecem segurança e praticidade para o pagamento de compras e para a aquisição de serviços. Dessa maneira, uma contabilidade que permite diferentes formas de pagamentos terá muito mais chances para ampliar o negócio.

Além disso, essa é uma maneira de minimizar riscos de inadimplência. Afinal, quando o consumidor tem opções, as desistências de pagamentos são menos frequentes.

Levando tudo isso em consideração, a aceitação de boletos bancários é essencial em qualquer tipo de negócio. Além da flexibilidade para o consumidor, essa também é uma solução bastante eficiente para as empresas.

Neste artigo você verá quais são as principais vantagens dessa modalidade de pagamento. Confira!
Como funcionam os boletos de cobrança para as empresas?

Todo o processo de gerenciamento e emissão de boletos bancários pode ser feito por meio de plataformas online, conhecidas como intermediadores de pagamentos, que são capazes de controlar as finanças de forma simplificada e assertiva.

Desde o início deste ano, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) vem implantando no país o chamado boleto registrado. Ao final desse processo, todos os documentos precisarão seguir a mesma regra.

Na prática, isso significa que, quando um boleto é criado, são enviados à instituição financeira responsável todos os dados do pagador e da cobrança. Entre essas informações estão CPF ou CNPJ, valor de cobrança, endereço, prazo para pagamento e considerações a respeito de possíveis juros e multas por atraso.

Os boletos comuns, sem registro, não são considerados tão seguros pela falta de dados do cliente. Por ser uma forma mais simples de cobrança, é muito usado em comércios como as lojas online, por exemplo, já que o comprador pode desistir da compra.

Além do mais, quando um boleto é registrado, sua validade passa a ser em toda a rede bancária e correspondentes financeiros, ampliando as opções para a quitação.

Ou seja, mesmo após o vencimento do documento ele poderá ser pago qualquer estabelecimento, o que não é permitido quando o boleto não é registrado.

Assim, ao escolher uma empresa intermediadora de pagamentos, certifique-se de que ela já segue a nova regulamentação para que o seu negócio não tenha nenhum tipo de problema.

Quais são as vantagens para clientes e empresas?

Usando uma solução adequada, todo o processo de emissão e controle de boletos poderá ser feito de forma bastante simples. Entre as principais vantagens que você terá ao oferecer essa forma de pagamento aos clientes, variando de acordo com o intermediador de pagamento escolhido, estão:

 facilidade para avaliar o que já foi recebido e faturamentos futuros, garantindo melhor controle no fluxo de caixa;

 você poderá usar o saldo dos boletos para fazer transferências e também para o pagamento de contas;

 os valores pagos por meio de boletos podem ser disponibilizados em até um dia útil após a quitação;

 condições e tarifas podem ser negociadas com algumas empresa intermediadoras de pagamento, de acordo com a necessidade de cada negócio;

 atração de mais clientes que não gostam de usar cartões de crédito. Claro que as vantagens dos boletos não são apenas para as empresas que os emitem: os benefícios também contemplam os clientes. Entre os principais, podemos destacar os seguintes:

 pagamento seguro e facilitado, que pode ser feito em toda a rede bancária, inclusive usando aplicativos e internet banking, mesmo após o vencimento — no caso dos boletos registrados;

 melhor alternativa para quem não quer usar dinheiro em espécie ou cartão de crédito;

 podem ser concedidos descontos de acordo com a política da empresa emissora, em casos de pagamentos antecipados.

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