Demorou, mas grande parte das empresas que realizam Gestão Empresarial, passaram da dar importância ao Ativo Não Circulante, mas especificamente ao Imobilizado.

” Se inscreva no CONBCON 2018, evento on line e gratuito e assista a palestra – A contabilidade em face das flutuações de preços e seus impactos no patrimônio – Ministrada por Cristiano Reinaldo”.

Geralmente esse grupo de contas tem relevante importância monetária no Balanço Patrimonial, e quando não tem, o controle físico se faz necessário.

A realização de Inventário Patrimonial, deve ocorrer em empresas de todos os segmentos (indústria, comercio e serviços) em todo território nacional; além do Inventário, também é comum diante da necessidade de cada empresa os serviços:

  • Avaliação Patrimonial (teste de Impairment), definição do Valor Justo, Valor Residual, tudo atendendo a legislação contábil baseada em seus respectivos CPC´s, também atendendo normas da ABNT e IBAPE.
  • A confecção de placas de identificação com logotipo, código de barras, e numeração sequencial.
  • Relatórios detalhados acompanhado de informações físicas, série, fotografias e localização por meio de Centro de Custos entre outras.

Para empresas com várias unidades essa ferramenta torna-se indispensável, pois além do controle contábil, o controle físico torna-se indispensável, para validar real existência em inventários periódicos, além da utilização com foco na logística monetária.

Todo tipo de empresa necessita desse controle sejam elas pequenas, médias ou grandes; o Controle Patrimonial garante eficácia na Gestão Empresarial, aponta de forma monetária o excesso de Ativo por meio das contas Patrimoniais ou mesmo seus efeitos nas contas de Resultado, mais especificamente na DRE.

Por: Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.